PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM (HOSPEDAGEM, PASSAGENS, SEGURO, GUIAS)
Uma vez obtido o visto, recomenda-se que o(a) estudante inicie a preparação para sua viagem (em se tratando de mobilidade presencial). Para tanto, seguem orientações abaixo.
HOSPEDAGEM:
O(a) próprio(a) estudante deverá providenciar sua hospedagem na cidade do país onde realizará sua mobilidade internacional.
Ocasionalmente, algumas instituições estrangeiras facilitam a reserva do alojamento em suas moradias estudantis e o acesso à seus restaurantes universitários.
Para mais informações sobre o assunto, consulte o site oficial da instituição de acolhimento.
PASSAGENS:
O(a) próprio(a) estudante deverá adquirir suas passagens para a realização da mobilidade internacional. Alguns programas oferecem auxílio financeiro para custear este tipo de despesa.
Obs.: A DRII recomenda que os(as) estudantes providenciem as passagens somente após o recebimento do visto de estudante, exceto nos casos em que a representação consular as exiga para fins de obtenção do visto.
SEGURO:
O(a) próprio(a) estudante deverá adquirir seu seguro com cobertura para todo o período em que estiver fora do Brasil.
É obrigatória a aquisição de seguro de saúde e de vida (com cobertura de repatriamento).
O Brasil possui acordo específico de seguro com alguns países, neste caso, o Certificado de Direito à Assistência Médica. Busque CDAM (PT-BR/13, PB4, IB2) no GOV.BR em se tratando de destinos como Cabo Verde, Portugal e Itália.
Obter o Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM
Lembrando que o acesso a atendimento em hospitais públicos destes países pode não ser gratuito e pode não estar incluso o serviço de repatriamnto.
Alguns programas oferecem auxílio financeiro para custear este tipo de despesa.
GUIA DO ESTUDANTE UFU:
Antes de partir para o exterior, recomenda-se a leitura do GUIA do Estudante UFU para mobilidade internacional.