Evento

Cátedras Franco-Brasileiras - Trocas históricas e culturais entre o Brasil e a França: Um olhar literário

Evento acadêmico-científico que contempla os estudos literários, com enfoque nas trocas culturais entre o Brasil e a França.
Maria Lelis
18/07/2024 - 11:48 - atualizado em 18/07/2024 - 11:48

O evento das Cátedras Franco-Brasileiras "Trocas históricas e culturais entre o Brasil e a França: Um olhar literário" acontecerá entre julho e agosto. Trata-se de um acadêmico-científico que contempla os estudos literários, com enfoque nas trocas culturais entre o Brasil e a França. fruto do intercâmbio acadêmico e internacional do Professor Régis Tettamanzi (Nantes Université), financiado pelo edital DRII n° 19/2023 da Universidade Federal de Uberlândia, em uma parceria entre o Consulado da França no Brasil (Serviço de Cooperação e Ação Cultural para o Estado de MG da Embaixada da França no Brasil), da Diretoria de Relações Internacionais (DRII) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Este projeto também contou com o apoio do Programa de PósGraduação em Estudos Literários (PPGELIT) da UFU, do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL/UFU) e do Sindicato Nacional de Tradutores (SINTRA).

A primeira etapa do evento acontecerá virtualmente no dia 25/07 na sessão do grupo de pesquisa (CNPq) CRITICUM - Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas, liderado pela Prof.ª Maria Ivonete Santos Silva
(Coordenadora do PPGELIT/ILEEL/UFU). A primeira mesa-redonda, então, ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro no Sindicato Nacional dos Tradutores (SINTRA) no dia 02/08 de forma presencial. O restante do evento, ocorrendo do dia 07/08 ao dia 13/08, acontecerá na cidade de Uberlândia na UFU de forma presencial com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Programa de Pós Graduação da UFU (PPGELIT/UFU).

O público-alvo do evento são professores, estudantes, tradutores, escritores e pesquisadores interessados na literatura francesa sobre o Brasil e nas suas relações com a literatura brasileira.

A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no documento em anexo.

Tópicos: