Acontece
RENOVAÇÃO

UFU RENOVA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A UNIVERSIDADE FRANCESA ISAE-SUPAERO

REFERÊNCIA MUNDIAL EM ENGENHARIA AERONÁUTICA
Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
17/12/2020 - 14:26 - atualizado em 17/12/2020 - 14:26

 

Nesta segunda-feira, 14 de dezembro de 2020, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-SUPAERO) com sede em Toulouse, França, renovaram por mais 5 anos o Acordo de Cooperação para a mobilidade de estudantes de Graduação e de Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica, fortalecendo a parceria existente entre as duas instituições que foi iniciada em 2015. Salienta-se que o ISAE-SUPAERO foi fundado em 1909, sendo considerada a escola de Engenharia Aeronáutica e Espaço mais tradicional e renomada da Europa. O processo de renovação teve início no Fórum BRAFITEC, ocorrido em Uberlândia em 2019, com os Profs. Antônio Marcos Gonçalves de Lima e Roberto de Souza Martins, pelo lado da UFU, e pelo Prof. Pierre de Saqui-Sannes, pelo lado dO ISAE-SUPAERO. Os detalhes finais do Acordo foram acertados com a visita que os Profs. Antônio e Roberto fizeram ao ISAE-SUPAERO em 2019, e traz, como inovação, a possibilidade da realização da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de forma on line com professores das duas instituições.

Esta parceria UFU-ISAE-SUPAERO resultou até o momento na formação de 2 alunos de Duplo Diploma (mais 2 que devem finalizar em 2021) e 1 de Graduação sanduíche em Engenharia Aeronáutica pela UFU, além do desesnvolvimento de trabalhos acadêmicos e estágios de estudantes brasileiros em importantes empresas francesas, como a AIRBUS, SAFRAN ENGINES, ARIANE GROUP, etc, com a finalidade de aprofundar seus conhecimentos no campo aeroespacial.

Destaca-se que esta parceria é muito importante para o melhoramento dos currículos do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU, uma vez que há a atualização e convergência constantes dos cursos que são praticados na UFU e ISAE-SUPAERO, conforme relatou o Prof. Roberto de Souza Martins, coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU.

Isto tem sido possível graças ao aporte financeiro concedido pela CAPES no contexto do programa BRAFITEC, do Ministério da Educação (MEC), que tem como foco fomentar o intercâmbio e estimular a aproximação das estruturas curriculares entre instituições francesas e brasileiras de ensino de engenharia. Neste caso, são concedidos aos alunos aprovados no programa CAPES/BRAFITEC passagens de ida-volta, seguro saúde, auxílio deslocamento e bolsas de estudo de até 2 anos, além de recursos para as missões dos coordenadores e professores participantes de cada projeto.

Atualmente há em andamento na UFU o projeto intitulado “Programa de Formação de Engenheiros Biculturais em Engenharia Aeronáutica Adaptados às Necessidades das Indústrias Franco-Brasileiras”, aprovado pelo Edital CAPES-BRAFITEC 11/2018, coordenado pelos professores Antonio Marcos Gonçalves de Lima, lado brasileiro, e Pierre de Saqui-Sannes, lado francês .



Visita dos professores da UFU ao ISAE-SUPAERO em Toulouse - França: Prof. Roberto de Souza Martins (esq.), Prof. Antonio Marcos Gonçalves de Lima (centro, coordenador brasileiro) e Prof. Pierre de Saqui-Sannes (direita, coordenador francês);
 


Acordos Assinados

 

O Acordo Quadro estabelece todas as modalidades possíveis de cooperação entre as duas instituições. Ele abrange desde os níveis de formação em graduação e pós-graduação, projetos de pesquisas conjuntos e realização de eventos de interesse comum em educação e pesquisa.

O Acordo de Dupla-Diplomação é específico para a obtenção do duplo diploma em engenaria aeronáutica de estudantes de graduação em Engenharia Aeronáutica das duas instituições.

Por fim, o Acordo de Mobilidade Estudantil trata do intercâmbio de estudantes por programas acadêmicos sem diploma com duração de um ano, além de intercâmbio de estudantes para desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Atualmente, encontram-se em mobilidade no ISAE-SUPAERO um total de 2 alunos em Dupla-Diplomação e a previsão é de que finalizem em agosto de 2021. Além disto, está previsto a ida de mais 4 estudantes no ano de 2021.