Pergunta frequente

Sou estudante UFU, preciso ter proficiência em língua estrangeira para realizar mobilidade?

Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
24/06/2019 - 09:40 - atualizado em 25/11/2022 - 12:37

Sim. Caso o(a) discente necessite de comprovação de proficiência em língua estrangeira para apresentar nas chamadas complementares, deverá providenciá-la com antecedência. Quando a instituição de acolhimento parceira não exigir a apresentação de certificados específicos e o nível, serão aceitos como comprovantes de proficiência em língua estrangeira, OS SEGUINTES exames que comprovem o nível B1 ou superior, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):

a) Os exames aplicados por órgãos oficiais reconhecidos internacionalmente como: (i) Cambridge, (ii) Michigan, (iii) TOEFL ITP, (iv) TOEFL IBT, (v) D.E.L.F/D.A.L.F., (vi) DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), (vii) CELU (Certificado de Español Lengua y Uso), (viii) Duolingo English Test, dentre outros.

b) Os exames reconhecidos localmente, cujo resultado seja expresso conforme o CEFR, como: (i) o Certificado do PROFLIN Mobilidade, realizado regularmente ao longo do ano pelo Instituto de Letras e Linguística da UFU, nos termos e datas definidos conforme os editais específicos do exame (disponível em: http://www.ileel.ufu.br/proflin, para inscrições), com data de expedição de até 5 (cinco) anos; (ii) os certificados de proficiência emitidos por órgãos de Instituições Federais ou Estaduais de Ensino Superior responsáveis por cursos de línguas estrangeiras, com data de expedição de até 5 (cinco) anos.

O nível mínimo exigido para realização de mobilidade internacional é B1, no entanto algumas instituições de acolhimento podem exigir níveis superiores de proficiência.