Sou estudante UFU, preciso ter proficiência em língua estrangeira para realizar mobilidade?
Sim. Caso o(a) discente necessite de comprovação de proficiência em língua estrangeira para apresentar nas chamadas complementares, deverá providenciá-la com antecedência. Quando a instituição de acolhimento parceira não exigir a apresentação de certificados específicos e o nível, serão aceitos como comprovantes de proficiência em língua estrangeira, OS SEGUINTES exames que comprovem o nível B1 ou superior, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):
a) Os exames aplicados por órgãos oficiais reconhecidos internacionalmente como: (i) Cambridge, (ii) Michigan, (iii) TOEFL ITP, (iv) TOEFL IBT, (v) D.E.L.F/D.A.L.F., (vi) DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), (vii) CELU (Certificado de Español Lengua y Uso), (viii) Duolingo English Test, dentre outros.
b) Os exames reconhecidos localmente, cujo resultado seja expresso conforme o CEFR, como: (i) o Certificado do PROFLIN Mobilidade, realizado regularmente ao longo do ano pelo Instituto de Letras e Linguística da UFU, nos termos e datas definidos conforme os editais específicos do exame (disponível em: http://www.ileel.ufu.br/proflin, para inscrições), com data de expedição de até 5 (cinco) anos; (ii) os certificados de proficiência emitidos por órgãos de Instituições Federais ou Estaduais de Ensino Superior responsáveis por cursos de línguas estrangeiras, com data de expedição de até 5 (cinco) anos.
O nível mínimo exigido para realização de mobilidade internacional é B1, no entanto algumas instituições de acolhimento podem exigir níveis superiores de proficiência.