Candidatura Individual
O discente da UFU também pode realizar mobilidade internacional por meio de Candidatura Individual, quando sua validação institucional é realizada via coordenação de curso, sem necessariamente ter participado dos editais de seleção promovidos pela DRI. Nesta modalidade, o discente deverá, necessariamente, atender aos requisitos listados abaixo, bem como seguir as orientações descritas nesta página.
BENEFÍCIOS:
- Vivência em ambiente multicultural;
- Experiência acadêmica internacional.
O discente de graduação poderá realizar mobilidade internacional se candidatando individualmente, desde que cumpra as orientações/requisitos descritos abaixo:
-
1) Instituições de acolhimento com as quais a DRI NÃO POSSUI acordo: Nesta modalidade, o estudante poderá realizar a sua candidatura em qualquer época do ano. Para esse tipo de candidatura, a instituição não poderá ser parceira da UFU, ou seja, ela não deverá constar no site (instituições parceiras) e editais de seleção da DRII;
-
2) Instituições de acolhimento com as quais a DRI POSSUI acordo: o estudante por iniciativa própria e sem nenhuma intervenção da DRI, realiza a sua candidatura para as instituições que NÃO ofertam vagas para comporem os EDITAIS DA DRI.
-
3) Instituições de acolhimento com as quais a DRI POSSUI acordo: o estudante por iniciativa própria e sem nenhuma intervenção da DRI, poderá conseguir VAGAS ADICIONAIS que não comprometam as vagas dos EDITAIS DA DRI;
As instituições de acolhimento que possuem acordo de cooperação com a DRI poderão deixar de ser opções de candidatura individual, a qualquer momento, se houver tratativas sobre a oferta de vagas para compor os EDITAIS DA DRI.
Passo-a-passo para realização de candidatura individual:
-
O estudante deverá encontrar uma instituição de ensino superior internacional elegível, conforme requisitos listados acima. A DRII fica isenta de negociar a vaga do estudante, bem como realizar sua nomeação e encaminhar seu processo de candidatura.
-
Em seguida, o estudante deverá providenciar os documentos listados a seguir e encaminhar para análise e parecer de sua coordenação de seu curso na UFU: I) Carta de aceite emitida pela instituição de acolhimento e/ou formulário de candidatura devidamente preenchido e assinado; II) Termo de Compromisso (clique aqui) devidamente preenchido e assinado.
-
Ao receber a documentação, a coordenação do curso do estudante irá abrir um processo no sistema SEI, inserir os documentos entregues pelo aluno e encaminhar o processo para análise e parecer do coleguiado de curso. Em caso de parecer favorável, a coordenação deverá inserir a ata da reunião do colegiado do curso e tramitar o processo para a unidade DRII, via SEI.
-
Ao receber o processo do estudante, a direção da DRII irá analisá-lo e, se for o caso, inserir assinatura e carimbo no formulário de candidatura e devolvê-lo ao estudante.
-
Caso o estunte seja aceito pela instituição de acolhimento, ele deverá ler as orientações e seguir as próximas etapas do processo de mobilidade internacional descritas no site da DRII:
-
ETAPA: MATRÍCULA NA UFU
-
ETAPA: VISTO DE ESTUDANTE
-
ETAPA: PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM (HOSPEDAGEM, PASSAGENS, SEGURO, GUIAS)
-
ETAPA: FIM DA MOBILIDADE